Concentração de Leite - Tratágua

Osmose Reversa - Dessalinizadores
Tratamento de água e Reuso.
Osmose Reversa - Dessalinizadores
Tratamento de água e Reuso.
TRATÁGUA Tecnologia Ambiental
Ir para o conteúdo

Concentração de Leite

CONCENTRAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE LEITE, SORO E BEBIDAS

UTILIZAÇÃO VIÁVEL DE EQUIPAMENTOS PELO PROCESSO DE MEMBRANAS PARA USO NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS, BEBIDAS E LATICÍNIOS.


Filtros
Concentração e Retirada de Água do Soro
Entre as indústrias de alimentos, a indústria de laticínios é, sem dúvida, a que apresentou maior introdução das tecnologias de membrana, Microfiltração (MF), Ultrafiltração (UF), Nanofiltração (NF) e Osmose Reversa (OR). Inúmeras razões ocasionaram este sucesso, tais como conhecimento profundo das características bioquímicas do leite e dos co-produtos (principalmente soro), dinamismo das equipes de pesquisa, temperatura de processamento, alta poluição ambiental inaceitável, provocada pela descarga de soro de queijo, entre outras.

Entre os fatores que justificam a utilização mais intensa das tecnologias de membrana pelas indústrias de laticínios está o efeito negativo produzido pelos tratamentos térmicos convencionais nos derivados lácteos. Tratamentos térmicos como pasteurização, termização ou esterilização em autoclave ou tratamento UHT, utilizados no leite, garantem a segurança dos produtos lácteos e derivados, mas promovem alterações irreversíveis dos componentes do leite, alteram as propriedades físico-químicas dos sais de cálcio (equilíbrio de proteínas).

Além disso, as células das bactérias mortas permanecem no leite tratado, com suas enzimas potencialmente ativas, que, juntamente com a atividade metabólica desenvolvida pelo crescimento das bactérias, causando assim alterações no leite durante o armazenamento, reduzindo drasticamente sua vida de prateleira comercial.

Aplicações na indústria de alimentos: concentração de leite, concentração das proteínas do soro, purificação e potabilização da água, clarificação e concentração de suco de frutas, clarificação e desalcoolização de cerveja e vinho, recuperação de efluentes gerados no processamento de alimentos para reuso, desmineralização da água para caldeiras, clarificação de soluções entre outros.
Tratamento de esgoto
Desalcoolização de Vinhos
Concentração de leite
Concentração de soro e leite
Tratamento de água
Desalcoolização de Bebidas
Concentrando e Retirando Água de Soro
Voltar para o conteúdo